quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ser um humano

Por que temos a terrível mania de esperar muito de alguém?
A verdade é que sempre idealizamos muito as pessoas, sejam os amigos ou namorado(a). Quando nos decepcionamos com um amigo, a primeira coisa que pensamos é: "Poxa... e eu confiei tanto!". Quando ficamos triste com a pessoa amada: "Que absurdo fazer isso comigo, que cara (garota) mais otário (a)!
O fato é que as pessoas são exatamente como vemos, nós que imaginamos coisas de mais e vivemos iludidos, por isso nos chateamos tanto. Temos a capacidade de deletar da memória que estamos trabalhando com um outro ser humano (outra cabeça pensante), que não possui bola de cristal e que não foi previamente programado por você.
Acho que o amadurecimento faz com que possamos, com o tempo, ver as coisas do ponto de vista do outro. Claro que não é algo fácil, mais possível, em qualquer tipo de situação. Escuto, diariamente, meus amigos reclamando de seus parceiros, reclamando das  coisas que o outro faz de errado, ou até mesmo, comparações entre os atuais e os antigos parceiros. Dificilmente, ouço alguém relembrar das coisas boas que a pessoa em questão fez e quando ouço, as coisas ruins estão em maior "volume" que as coisas boas.
A velha fórmula do "tudo é conversado", por incrível que pareça, é verdade. A falta de um bom diálogo pode acabar com um relacionamento de anos, seja um namoro ou uma amizade. Acho que uma conversa, onde os dois estão abertos para discutir o "problema", resolve qualquer tipo de situação, por mais constrangedora que seja, entretanto, é importante ressaltar que ouvir o outro é apenas o primeiro passo.
O segundo passo, é entender e respeitar os limites do outro, saber entender as criticas e propor soluções.
Para que tudo realmente se resolva não é necessário um livro de auto-ajuda. Isso chega a ser algo deprimente! O que realmente o ser humano precisa para seguir a vida tranquilamente é de auto-confiança, reconhecer seus erros e perdoar os outros.
Não é raro alguém me dizer: "- Nossa Carol, como você é feliz, está sempre sorrindo!". É claro que eu também tenho os meus dias de chuva, choro, brigo, faço birra... mas nestes dias de raios e trovoadas eu prefiro mesmo é que o mundo não saiba. Acredito que assim, eu possa pensar melhor nos fatos e tentar achar uma solução.  Posteriormente, recorrer aos meus amados amigos e pedir sugestão, é algo que ocorre meio que naturalmente. Mas sei que eu terei que resolver sozinha a situação. Ninguém está dentro de mim para saber como eu penso, o que eu sinto ou como prefiro agir. É apanhando mesmo que aprendemos que as vezes é necessário colocar a emoção em escanteio.
Gosto muito de imaginar que o amanhã sempre será melhor que o hoje e agradecer a todas as forças positivas do mundo por tudo que acontece comigo. Arriscar, ter medo, amar e perdoar são as coisas fantásticas da vida, por isso então, metamorfosear e fazer até mesmo o impossível para que este mundo cinza comece até um pouco mais de cor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não tenham medo! Expresse também o seu sentimento...;)